RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO - COMO ACONTECEM?




Quando você era criança, você brincou de "telefone sem fio"?

A brincadeira funcionava mais ou menos assim: João falava uma frase baixinho para Maria, que a repassava só para Cristina, que contava apenas para Rodrigo, que por sua vez, contava para Fernanda. No final, a Fernanda tinha que falar a frase em voz alta. Na grande maioria das vezes, a frase que a Fernanda falava era diferente daquela frase original dita por João.

Essa distorção da mensagem ocorria porque cada um repassou aquilo que compreendeu, as vezes editando a frase para simplificar seu sentido, outras vezes dando maior (ou menor) ênfase numa dada informação. De qualquer forma, a distorção foi feita... Houve um ruído na comunicação.

Ruídos ou falhas na comunicação também ocorrem em ambientes corporativos e são os principais responsáveis pela grande maioria dos erros operacionais, equívocos de gestão e conflitos interpessoais no trabalho. E, se não houver uma compreensão da forma como a comunicação circula dentro da instituição, da importância do cuidado com sua forma e com seu conteúdo, os problemas gerados pelas falhas na comunicação podem ser potencializados.

O curso de capacitação A Comunicação na Universidade tem como objetivo fazer com que, ao final do curso, o servidor seja capaz de:

  • Detectar como a comunicação se encontra no dia-a-dia
  • Analisar os mecanismos comunicacionais no ambiente de trabalho
  • Perceber as especificidades da comunicação nas instituições públicas 
  • Compreender os fluxos de comunicação na Universidade e entre seus diversos públicos


Ficou interessado no curso? Clique aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EGGP abre inscrições para o Curso de Noções Gerais sobre o SEI

Curso Gestão de Riscos e da Integridade no Setor Público